Home
     Emilio Fontana     Cursos     Cinema / TV     Inscrição     Cinema Grátis     Promoções     Galeria     Agenda     Localização     Contato

 

Companhia Teatro Puro e Simples

A PERMANENTE PROCURA DE UM CAMINHO NOVO
Companhia Teatro Puro e Simples

O Teatro Puro e Simples e o Gesto Precedente.
O nosso teatro brasileiro foi arrastado por uma onda de parafernálias em nossos espetáculos, onde guindastes, pontes rolantes, chapas de aço, balanços, tudo se sobrepunha aos atores.Toneladas de aço em cena dominavam soberanas sobre o texto e o ator.
Estávamos em l989. Tomado por reflexões como diretor teatral fui à procura de um novo caminho. Encenei no nosso teatro, o Teatro da Praça, "O Imbecil" de Pirandello com o título de "Um Político Imbecil". Eliminei o cenário, restaram duas portas, uma mesa ao centro com uma cadeira giratória, um velho sofá, um tinteiro, uma caneta e uma folha de papel.
Ao fundo, um pano preto.Uma luz fixa. Nada mais, atores e texto, 13 páginas. Uma hora de espetáculo e ao final uma indicação ao prêmio Sharp de melhor espetáculo do ano. Desta busca surgiu a Companhia Teatro Puro e Simples. E assim caminhamos ousadamente com o "Hamlet" de Shakespeare, ”O JOVEM HAMLET" (1996/1997) , "Woyzeck" de Buchner, "WOYZECK, A PROCURA DE UM SENTIDO PARA A VIDA" (1999/2000) "À MARGEM DA VIDA" de T. Williams (2000/2001).
"O Jovem Hamlet" tinha apenas duas cadeiras dessas comuns de plástico, tipo concha, e, ao final, cinco indicações, atribuindo-se três prêmios de melhor ator para o protagonista (Flavio Guarnieri) e um premio e uma indicação para a interprete de Ofélia (Crys Fischer Fontana) .
"Woyzeck, a procura de um sentido para a vida" era um palco nu com os atores fazendo pano de fundo durante todo o espetáculo. Os figurinos foram criados a partir de roupas velhas, pedaços de pano feitos pelos próprios atores, nada mais havia em cena, nenhum tipo de objeto, o som e a luz eram feitos pelos próprios atores, dispensando o técnico de som e luz. Um aparelho de CD no palco era manipulado pelos atores a vista do público e a luz geral só mudava de cor nas mudanças de ato. Ao final, um instigante espetáculo exibido no Teatro Sergio Cardoso e apresentado em diversas unidades do SESC do interior paulista, com sucesso absoluto de crítica.
"A Margem da Vida", produzida pelo ARQUIVO DO ESTADO tinha: uma mesa, quatro cadeiras, pratos, copos, bichinhos de vidro e uma concha.. .Apenas. Atores e texto. Ao final, emoção e comunhão com l5 mil espectadores carentes dos Conjuntos Habitacionais do CDHU. Sucesso de público! Este projeto tinha o intuito de formar público para o teatro. Os espectadores tinham transporte de suas casas até o TEATRO DO ARQUIVO, fornecido pelo estado gratuitamente. Antes do espetáculo um professor de história fazia uma pequena palestra contextuando a peça no mundo e depois falava do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia).
Quando iniciei minha pesquisa do teatro puro e simples em 1989 paralelamente passei a observar os grandes atores, notava que jamais usavam corpo e palavra ao mesmo tempo, é como se "dessem um tempo" para que sua expressão corporal antecipasse a sua palavra. Todo o meu trabalho como diretor de teatro e em teledramaturgia e breve no cinema, para o qual, agora pretendo voltar, está baseado no "GESTO PRECEDENTE", pesquisa essa que se acha registrada na Biblioteca Nacional , pela sua originalidade, jamais tendo sido mencionada por alguém.Todos esses espetáculos tiveram o uso do gesto precedente com absoluto sucesso, valendo ao protagonista de
"Galileu da Galiléia" , CARLOS MECENI, o prêmio de melhor ator protagonista.
Se há algo que me possa marcar hoje é: "PURO, SIMPLES E, PRECEDENTE"

VEJA NOSSAS GALERIAS

GALERIA -
O JOVEM HAMLET

GALERIA -
WOYZECK - A PROCURA DE UM SENTIDO PARA A VIDA

VÍDEO - WOYZECK - CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

GALERIA -
A MARGEM DA VIDA

PARA DÚVIDAS LIGUE: (11) 5034-8907


   Direitos reservados Emilio Fontana Curso de Teatro, Curso de Televisão e Cinema